ESCOLA PROVIDÊNCIA



A Escola Providência foi criada no ano de mil novecentos e noventa e oito (1998) em resposta à difícil realidade diagnosticada pela Associação Irmãs da Providência, que em visitas ao bairro de Sussuarana com uma população estimada em 110.000 mil habitantes , detectou que um grande número de crianças e adolescentes em idade escolar encontrava-se fora das escolas por falta de estabelecimentos de ensino nas proximidades e de vagas naquelas instituições publicas existentes.

Em vista disto as Irmãs agregaram esforços junto à matriz da Associação estabelecida no município de Sorocaba - SP e a comunidade local, construindo quatro salas de aula e atendendo inicialmente 191 crianças e adolescentes, oferecendo-lhes além da educação formal, complementação alimentar.

Os educandos atendidos eram oriundos de famílias que em sua maioria eram chefiadas por mulheres desempregadas ou subempregadas residentes em casas sem as mínimas condições de sobrevivência, com baixa escolaridade ou semi-analfabetas, quadro que persiste aos dias atuais.

Ao longo destes dez anos a Escola Providência ampliou seu campo de atuação, atendendo atualmente a 198 alunos distribuídos da Primeira a Quarta série do Ensino

Fundamental I de 8 anos em processo de extinção, já em processo de adequação à Lei 11.274/06 instituindo turmas do Primeiro ao Quinto ano.

A Escola vem cumprindo a função de oportunizar o acesso ao conhecimento sistematizado pela humanidade, tendo presente a desestruturação familiar, conseqüência do contexto sócio, econômico e político das famílias. Para tanto tem se tornado referência na prestação de serviço educacional, promovendo uma prática pedagógica preocupada com a inclusão dos educandos e de seus familiares no processo escolar dos mesmos, por meio do acompanhamento individual e coletivo às famílias, do trabalho de formação pedagógica e humana oferecido ao corpo técnico administrativo, docentes e educadores de apoio. Além de favorecer o encaminhamento biopsicossocial àqueles que deles necessitam.